Vogue Fashion’s Night In

Já me tinha questionado, este ano, sobre o que aconteceria à Vogue Fashion’s Night Out se a Vogue Portugal ia terminar. Na mesma linha de pensamento, corri a comprar a edição de agosto, que julgava ser a última. E esteve mesmo para ser, porque de facto a editora da nossa Vogue tinha decidido terminar a edição da revista, quinze anos após esta publicação icónica ter nascido em versão portuguesa.

Fiquei verdadeiramente triste quando soube do fim da revista, mas depois, já com a minha Vogue de agosto nas mãos, descobri que afinal a minha revista favorita ia ter a merecida longevidade – havia sido aproveitada pela Lighthouse, editora de sucesso em Portugal com a publicação periódica da GQ. Aí já fiquei feliz, muito feliz, na mesma medida em que antes estava desapontada e com aquele sentimento de orfã de revista. Agora com os direitos da Vogue Portugal, esta editora fará renovação da equipa e da gestão da revista também.

 

Havia entretanto a dúvida sobre se haveria nova direção ou não, e foi quando li a última nota editorial de Paula Mateus, na (muito especial) edição deste mês – a última na editora Cofina -, que percebi que vai mesmo dar-se uma grande mudança na revista. A diretora de sempre despediu-se de nós, a revista tem um best of da equipa neste período e presta homenagem a esses protagonistas por detrás da nossa Vogue. Aquelas páginas deixam uma sensação angustiante (embora inspiradoras!), mas há-que ter esperança no futuro: porque é que a “nova Vogue” não há-de ser ainda melhor? #fingerscrossed

Quanto ao tema deste post, esta será mesmo a primeira novidade vinda da nova direção: o fim da VFNO, pelo menos como a conhecemos. Este ano teremos o habitual período especial de descontos em diversas marcas, mas agora em casa. Perde a essência daquilo que dá nome ao evento (uma noite diferente, de compras na rua), mas que nos permite na mesma o acesso a descontos numa série de marcas, durante 100 horas consecutivas.

 

Este evento online vai realizar-se entre o dia 27 de setembro, pelas 20h, até ao fim do dia 1 de outubro. Marquem nas agendas, pois desta forma têm acesso a descontos exclusivos fora de época, sobre as novíssimas coleções de outono!

Compreende-se que esta altura era muito complicada para preparar um evento da dimensão do VFNO, com tantas mudanças na Vogue Portugal, mas é a própria (nova) direção que pretende terminar com o conceito atual do evento. Afirmam não condizer com o ADN da Vogue, por cada vez menos ter marcas de luxo a aderir e por cada vez mais ser uma noite apenas de passeio e bebidas na rua. No entanto, contam voltar com a VFNO já em 2018, de conceito mais apurado – e mais Vogue: mais lojas aderentes e uma vertente cultural mais vincada.

 

Se, por um lado, esta primeira medida parece radical e um presságio de mudanças drásticas sobre aquilo a que estamos habituados, por outro lado concordo perfeitamente com o ajuste do evento. Concordo que a marca Vogue tem uma essência muito mais cultural e exclusiva do que esta lado mais popular, cheio de saldos e super festiva. Se a isso pudermos juntar o facto de irmos sair novamente para uma noite anual de compras à noite e na rua – como começou por ser em capitais como Londres, Nova Iorque e Madrid – tanto melhor!

E vocês, curiosos com esta mudança? Eu sim, e muito. A primeira Vogue com nova gestão será a edição de outubro deste ano e sai no dia 26 de setembro. Estamos juntos em countodwn até esse dia e certamente não acabaremos desiludidos. Caso isso aconteça, não se esqueçam que no dia seguinte estamos em modo Vogue Fashion’s Night In!

 

Editorial: Vogue Mexico September 2017 – Willo Hand Wearing Fall Looks
Deixo um obrigada à Vogue Portugal destes 15 anos, com um dos meus editoriais favoritos de sempre da nossa revista, publicado em junho de 2012

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 Comment

  • S* says:

    É verdade. Dou razão e aplaudo a consciência da nova direcção. O evento custava muito dinheiro e trazia MUITO POUCO retorno, pois apenas se tornou uma noite de desfiles e de copos com amigos. Pelo que verificava na internet, pouco se comprava, mas muito se exibia!