Tropic of C

Podemos ter mudado, assim de repente, do calor para os nevões no nosso país, mas em qualquer dos cenários continuamos a caminhar para o verão e é agora a altura para contactar com as coleções e principais tendências.

O drama que vivemos já não são as mudanças de humor da meteorologia, seja enquanto fez um autêntico verão ainda durante o inverno, seja com este inverno a invadir a primavera: o real problema é o que está por trás de todas as mudanças visíveis, que escolhemos ignorar enquanto foi confortável desviar a atenção e elas ganharam terreno…

E, se metade de nós continuar a ceder às desculpas,
a cada ano só se tornará pior e esse caminho não terá retorno.

É claro que falo das alterações climáticas e da nossa exploração doentia e egoísta do planeta, de como temos de passar a palavra ao máximo e aplicar mudanças (individuais) drásticas – já que saltámos a fase de fazê-las gradualmente.

Agora terá de ser assim, mais desafiante, porque mexer com os hábitos é sempre algo que causa resistência, mas só há um caminho a seguir, e é em conjunto, enquanto ainda for possível de travar alguma coisa.

Gostava de explorar mais o tema por aqui, mas podemos começar já por nos lembrarmos de que todas as nossas escolhas, diariamente, decidem comportamentos e mudanças de fundo nas marcas. Nós temos o poder.

Para quem põe as culpas nos estabelecimentos, lembre-se de que eles se matam para nos dar o que procuramos. Se fizermos escolhas mais conscientes, eles são obrigados a fazê-las também. De que estamos à espera para usar este super poder? E em tudo ❥❥❥ o poder do nosso exemplo, da simples influência positiva, da nossa ação individual.

As coleções que partilho hoje são especiais porque são de fato de banho e, em matéria de vestuário, esta é das indústrias mais poluentes que existem (se não a pior de todas).

Candice Swanepoel é conhecida por ser das mulheres mais bonitas do mundo e talvez a mais famosa modelo de swimwear de toda uma geração, mas também pela dedicação que tem a causas ambientais, usando a sua poderosa imagem para atrair atenção no disseminar de conhecimento sobre questões muito importantes, que em seguida resultem em ação.

Depois de tantos anos a lidar de perto com a indústria da moda, com os excessos e desperdício sem explicação neste meio, e sendo automaticamente associada a fatos de banho, a modelo decidiu concretizar um sonho de criança e avançar com uma marca de swimwear em nome próprio.

Logo após ter dois filhos, o maior desafio da sua vida foi não só tornar-se empresária e buscar conhecimentos em muitos novos domínios, com este “terceiro filho”, mas também o de elevar esta área específica do vestuário a um patamar muito mais sustentável.

A sua nacionalidade sul-africana e todo o processo de crescimento nesse ambiente de profundo contacto com a natureza influenciaram-na para sempre e esta foi a forma perfeita para tentar explorar opções e mudar algo para melhor, depois de alguns anos de pesquisa, de tentativa e erro e de procurar os parceiros e materiais certos um pouco por todo o mundo.

Acabou por concluir que nos fatos de banho ainda não é possível fazer peças 100% sustentáveis, mas tudo o conseguiu com a sua marca, Tropic of C, supera o que já existia.

“I’m very careful not to say that our brand is fully eco.
We are trying out best as a company, but swim is difficult. [Because of the fabrics. Because of the nylon. The fabrics you need for swimming, for it to dry quickly and for it to work as a swimsuit are all synthetic.] But we’re going to get there one day.”

— Candice Swanepoel

“The eco-friendly mission is part of being a more conscious human being.
Swim isn’t known to be a very sustainable industry,
so I want to be one of the businesses trying to change that.” — Candice Swanepoel

Tudo é pensado ao pormenor para utilizar o máximo de tecidos amigos do ambiente, das mais variadas origens e estilos muito originais, como os modelos em malha ou até veludo.

O melhor de tudo é que, além de sustentável, esta ideia ainda resulta em peças lindas e cheias de estilo, ao mesmo tempo que são feitas em linhas simples e discretas, para evidenciar a mulher que as veste.

O estilo que Candice escolheu para as suas coleções só podia ser esse: minimalista e adaptável, a honrar o corpo feminino. Escolheu precisamente materiais premium e muito especiais, que se adaptam a todas formas de corpo, para que cada fato de banho tenha um efeito diferente em cada mulher que o usa! Isto torna cada modelo quase único.

Candice Swanepoel vê a mulher como um ser algo divino, místico e mágico. Assim, tal como em tudo o resto que faz, com este projeto quer oferecer-lhe sentimentos de confiança e bem-estar.

“To me, it’s all about the fabric:
it has to be able to adapt to the body wearing it.”

— Candice Swanepoel

A marca ainda só vende através de dois sites de luxo, até porque quer permanecer assim em estilo mais exclusivo, mas com o nível de vendas absolutamente surpreendente (tal como acontece em todo o mercado de luxo atualmente) já pensam em fazer peças de roupa para acompanhar o biquini. Adorava ver isso! Com o bom gosto irrepreensível (e também arriscado) de Candice…

É claro que cada encomenda chega numa embalagem também muito amiga do ambiente, 100% ecológica (e totalmente tree-free, feita de materiais específicos reciclados). Tudo neste projeto tem alma e uma história de dedicação e evolução por trás. As coleções atuais vendem-se em Moda Operandi e Goop.

“This collection features our iconic swim silhouette in one and two pieces. 
“[It] is made with ECONYL® yarn, a regenerated nylon which gives discarded waste a second life and helps clean up the seas. – Tropic of C

Tropic of C é uma inspiração e nem que fosse só pelas coleções já valia mesmo a pena. É claro que são fotografadas no corpo da própria fundadora e nem nós queríamos receber as novidades de outra forma.

Hoje partilho duas coleções muito recentes: a desta primavera e a resort. A última é em tons neutros, as duas são perfeitas e no fim ainda partilho imagens de coleções do ano passado, porque simplesmente não resisti. Inspiração de alta temperatura, para quando a primavera decidir voltar!

 

Spring Collection

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resort Collection

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Past Collections

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

🔥 🔥 🔥 🔥 🔥

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No Comments