Trend Alert – The Dad’s Shoes

Todos queremos conhecer de perto as maiores tendências para o outono e isso é certo todos os anos! Andámos a espreitá-las aqui entre posts de editoriais durante os últimos tempos, mas nunca é a mesma coisa como dedicar-lhes atenção de perto, uma por uma.

A rubrica “Trend Alert” tem andado muito paradinha mais recentemente, não por falta de vontade mas porque aconteceu assim. Com a chegada do outono, decidi trazê-la muitas mais vezes, porque as novidades assim merecem – e acreditem que eu adoro mesmo partilhá-las. No entanto, com muita agitação na minha vida durante as últimas semanas isso não foi possível e espero agora poder compensar um pouco esse atraso ao dar tempo de antena às tendências mais fortes (e já óbvias) desta nova estação.

Pois é, já estou a chamá-las de óbvias porque alguns destes posts já não vêm alertar a maioria dos leitores (ou não como eu gostaria), mas sim confirmar o que já se vê por todo o lado. Vale pela inspiração e fica o alerta para os mais desatentos! Os próximos trend alterts ainda serão previsíveis, mas espero que os seguintes já sejam como gosto: quando a tendência ainda não está espalhada e no auge e ainda vão a tempo de conhecê-la de antemão por aqui e decidir se aderem ou não ;)

A tendência deste outono que escolhi para hoje são os Dad’s Shoes:

 

 

 

 

 

 

 

Conhecem?

Sem grandes introduções, porque eles já não precisam, esta moda é um autêntico comeback e pegou de forma geral assim que chegou. Agarrou alguns clássicos passados de marcas mais discretas, como a Fils, e brilham agora como nunca e eu diria que se destacam agora sobretudo em marcas como Balenciaga, Louis Vuitton, Fendi e outras casas de luxo que pegaram neste estilo e o disseminaram por completo.

Os motivos para o sucesso deste estilo de ténis – atualmente colados aos pés de especialistas em moda, influenciadoras de estilo e muitas celebridades -, são vários e tornam-nos agora numa primeira opção no que toca a calçado mais casual, o que não impede também que sejam muitas vezes usados em looks mais compostos e elegantes! Aparentemente, é o conforto absoluto deste modelo que deixa toda a gente rendida, mas não só…

A diferença que marcam pelas suas solas com longas ondas tornam-nos numa espécie de “todo o terreno” e quem os usa sente-se mais poderoso. Além disto, quem anda em dad’s shoes ainda se sente mais alto e parece mais alto também. Depois, para além da performance, o que parece é que o calçado “pegou” porque era claramente uma escolha não óbvia: pertenciam à classe de “ugly shoes” e usá-los marcaria toda a diferença. Eram de tal forma disruptivos que foram muito procurados, mas agora tiverem o efeito oposto e são tendência generalizada.

A verdade é esta: ou se adora ou se detesta. Quanto a mim, pessoalmente, e só para dar um exemplo, consigo estar no meio da escala e não faria questão de ter uns destes, mas… Se me oferecessem um par, não só não deitaria fora como os usava já amanhã! E não é que precise do efeito visual da altura, mas adoro estilos diferentes e penso que é isso que marca mesmo o sucesso dos dad’s shoes. Repescados dos anos 90, estes ténis vieram e dominaram. Resta saber quanto mais tempo ficarão! Apostas?

Como não poderia deixar de ser, partilho convosco inspirações de estilo
e algumas opções de compra no final:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isabel Marant

Nike

Valentino

Balenciaga

Adidas

Balenciaga

Chloe

Louis Vuitton

Miu Miu

Puma

Zara

Balenciaga

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No Comments