(Non)Beauty Talk

Nunca fui muito dada a questões de beleza e hoje tenho a certeza de que o beauty talk não é para mim. Se tenho este blogue, é óbvio que adoro ver coisas bonitas, incluindo pessoas totalmente produzidas (com truques de beleza), cabelos perfeitos, corpos cuidados e por aí fora. Mas o mundo da maquilhagem, intervenções estéticas, cabelos e cosmética no geral não mexe muito comigo.

Adoro revistas femininas, mas passo sempre o bloco de páginas de beleza à frente. Quando o leio, é por remorso de poder estar a perder alguma informação muito útil, mas nunca por interesse. Se acham que estou a exagerar nesta descrição, aqui ficam alguns factos sobre a minha relação com rotinas e truques de beleza:

  • Nunca sequei o cabelo com um secador – desde que me conheço que ele seca ao natural
  • Nunca usei uma prancha alisadora, de fazer ondas, utensílios de penteados, etc.
  • Não utilizo truques ou cosméticos embelezadores de cabelo
  • Nunca pintei o cabelo
  • Cortei o cabelo uma vez em 2017
  • Nunca me maquilho e saio “de cara lavada” para todo o lado – se tenho um encontro ou uma reunião, na loucura, coloco base líquida e máscara de pestanas, nada mais
  • Praticamente nunca coloquei uma sombra de olhos na vida
  • Nunca coloquei um blush ou um bronzer
  • Não uso regularmente batom, nem dos hidratantes, nem glosses, nem nada
  • Não utilizo creme de corpo (esta é a única rotina que quero mudar) ou de mãos
  • Os meus únicos cuidados diários hidratantes e que não dispenso são os de rosto – mas isto porque cheguei aos trinta, porque até aqui usava apenas um hidratante de dia
  • Nunca fiz um tratamento de beleza, uma limpeza de pele, uma massagem, etc.
  • Raramente pinto as unhas – e ainda não o fiz em 2017

Agora, para quem estiver impressionado com o relato, que não o confunda com desleixo, porque tudo isto tem a ver com prioridades, sempre achei estas coisas muito supérfluas e nunca me fascinaram. Cuido de mim todos os dias como tem de ser, faço tudo direitinho, dentes, depilação, nunca dormi com maquilhagem na cara, etc. Tudo o resto, os extras, deixo para quem gosta ou necessita. Quem sabe eu não começo um dia a interessar-me também?

 

Como me sinto otimamente ao natural, acabo por não ligar a truques de beleza e poupar tempo precioso para as coisas que me aquecem mais o coração. Sempre achei que o meu desinteresse por assuntos de beleza estava muito ligado à gestão de prioridades, nunca quis investir energia nessas questões. Além disso, também sinto diariamente que poupo bastante a minha saúde ao afastar-me de todos esses truques de beleza e isso dá-me uma sensação de orgulho muito boa e muito confortável que me incentiva a continuar.

Em matéria de beleza, faço aquilo que acho o mais natural e o mais correto, que é tentar ter uma alimentação exemplar, ter como prioridade dormir horas suficientes (roubar horas a tudo o que é menos importante) e colocar protetor solar todos os dias do ano – uso diariamente e sem falta o meu SFP50 de rosto, faça chuva ou faça sol, e mesmo que não saia de casa. Sabiam que a luz dos computadores também queima a pele? ;)

 

Este post serviu para tentar explicar por que não há separadores de beleza num blogue relacionado com moda, o que acho que é bastante raro. Na minha inocência, quando criei o Trendy Lisbon agrupava-o em “moda e beleza”, por vício, porque todos os de moda eram também de beleza. Só com o tempo comecei a aperceber-me de que nunca tinha posts sobre beauty, de que nunca os abria nos outros blogues e de que os que fazia aqui seriam um pouco forçados.

Como só partilho aqui coisas de que gosto muito, nunca cheguei a falar o suficiente de novidades de makeup, tendências de cabelos, etc. No entanto, é importante dizer que também sou mulher, sou muito feminina e entusiasmo-me muito a descobrir maquilhagem, cosméticos (adooooro cheiros bons em cremes, velas, tudo!), adoro perfumes e sigo as tendências de cabelos. Simplesmente nunca sinto vontade ou necessidade de aplicar em mim.

 

Posso gostar de maquilhagem e cosmética no geral, mas, por não fazerem parte das minhas paixões, acabam por não vir parar muito ao blogue. Lembrei-me de falar nisto porque quero partilhar uma nova coleção linda de maquilhagem de Victoria Beckham, outra de Gigi Hadid, e outras novidades que chegam para o Natal e que adoro, e reparei que era coisa rara por aqui. Além disso, também posso tentar começar a partilhar os meus (poucos) rituais, os que acho mesmo importantes.

Aqui ganhei um post para o tema beauty! Ou deveria ser non-beauty? :)
Talvez o natural beauty, o meu favorito…

 

[Editorial: Annabella Barber em “Ultra-Glam Beauty” para a Vogue Taiwan Outubro’17]

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No Comments