Trend Alert – The Cropped Flared Pants

Este post já não será exatamente um alerta, porque esta tendência começou há algum tempo, percorreu todo o inverno, já está inserida e marcadíssima e promete dominar nos looks de primavera e verão deste ano. Falo da moda das calças largas, que voltaram nos mais variados estilos e são para usar e abusar nas próximas estações, sem medos.

A moda é cíclica e a famosa boca de sino nas calças voltou, mas desta vez em várias versões e totalmente modernizada. Este corte de calças vem fazer-nos esquecer os skinny jeans, acalmar o seu domínio por tempo indefinido, e usa-se especialmente numa versão cropped, ou seja, em modelos de calças curtas, a terminar por cima dos tornozelos.

Além deste alargar no fim dos jeans (que se tem visto muito por todo o lado), também os modelos flared chegaram em peso. Aqui já falo das calças que são largas mesmo antes do joelho e prometem dominar os nossos guarda-roupas em muito pouco tempo. Estes modelos de calças dão-nos um ar super elegante, fresco, sofisticado e descontraído ao mesmo tempo. O que pretendermos!

 

 

 

 

 

Desengane-se quem pensa que as flared pants só funcionam em looks muito rígidos ou formais, assim como quem pensa que são demasiado “relaxadas” e que vamos parecer uns pequenos dreads com elas vestidas. É certo que vão predominar no look e que é preciso alguns cuidados a vestir, mas são mesmo multi-facetadas, adaptam-se a cada ocasião e é para provar isso mesmo que hoje trago tão variadas sugestões de aplicação deste estilo.

Hoje em particular trago as cropped flared pants ou culottes, que são esse modelo largo mas especificamente acima dos tornozelos. Elas usam-se muito assim em modelo curto, ficam lindas e tive de focar o post nesse tema ou ficava (ainda mais) difícil de escolher imagens! Eu pessoalmente AMO esta nova tendência e estou mortinha por aplicar algumas destas ideias – hoje não faltam aqui inspirações para ilustrar esta tendência.

Com ténis, moules, salto alto ou sandálias tipo plataforma ou de salto médio, vão perceber que este tipo de calças é muito versátil e combina com uma série de estilos pessoais, permite-nos diferentes experiências e eu trouxe exemplos disso em muitos estilos diferentes – para trabalho, fim de semana, passeio, cidade, high-fashion, cocktail… Eu diria que dá para todo o tipo de ocasiões e só espero que esta moda perdure!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No entanto, e apesar de nos permitir tantas experiências, há algumas regras a seguir – ou cuidados, porque sabemos que na moda não há regras e cada um deve vestir-se como se sentir mais feliz. Ainda assim, esta pode ser uma tendência tricky e por isso aqui ficam algumas sugestões:

  • Ter atenção na escolha do calçado, pois este modelo de calças vai fazer com que todas as atenções recaiam naquilo que calçamos: em caso de ser bonito e em conformidade com o resto do look, é uma escolha vencedora!
  • Para um look mais office, conjugar com tops cuidados (casacos estruturados, blazers de corte elegante, blusas por dentro das calças), uma mala clean de estilo formal e salto alto obrigatório.
  • Sapatos de salto quadrado e estruturado, de altura baixa a média, parecem fazer os looks vencedores para este modelo de calças: eles são a escolha perfeita para outfits citadinos em grande estilo, despretensiosos, aparentemente simples e com um toque de sofisticação. A experimentar!
  • Em caso de escolha destas calças no outono/inverno, dar preferência a calçado de salto fino – stilettos ou botins – ou botas de cano alto, muito tendência neste estilo.
  • Conjugar com algum top mais neutro, de preferência sempre por dentro das calças para realçar a cintura subida e marcada destas calças. Com um cropped top fica perfeito!
  • Quando optarem por partes de cima largas e a tapar as calças – como camisolas oversized, casacos compridos, camisas boyfriend ou tops muito fluídos -, tenham o cuidado de combinar com calçado de salto alto, para equilibrar o look, ou o modelo cropped flared não vai resultar.
  • Quando usadas com botins, estes devem terminar exatamente quando as calças começam, e nunca serem sobrepostos pelas culottes.
  • Não é preciso ser uma mulher alta para usar esta tendência (vejam as fotos de Mira Duma, linda com o seu 1.55m de altura), mas estas calças pedem uma silhueta minimamente elegante para resultarem sem gerar grandes dúvidas.
  • Não ter medo de comprar, experimentar e arriscar, porque quando trago uma inspiração destas e tem tantas imagens de Olivia Palermo e Victoria Beckham a usar a tendência (e a confirmá-la), ela só pode ser obrigatória e… Ter chegado para durar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miroslava Duma at Missoni

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E vocês, o que acham?
Gostaram das sugestões? Vão usar e arriscar? Em que estilos e contextos?

Fiquei com vontade de também vir mostrar as tendências de boca de sino – que também estão a ser muito usadas e são lindas – e trazer também os modelos flared mas em versão comprida.

Tudo tendências hot das próximas estações, para usar sem limites e arriscar muito nos próximos tempos, porque é isso que os dias quentes mais pedem! Eu adoro e vou com certeza voltar com mais.

Boa Páscoa!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 Comments

  • Sofy says:

    Bem, com este post é que se percebe como estão na moda!
    Já tenho visto em lojas, mas não muito na rua. Gosto bastante, mas não sei se consigo aderir hehe

  • Dani says:

    Eu até percebo a ideia de incluir alguem de Portugal nesta lista, mas as calças pretas da do Blog da Carlota têm muito mau cair e u tecido muito reles…