Summer in the City

Começa mais um fim de semana, é verão e a programação na cidade nunca abranda. Há sempre tanto para explorar, novidades em cada canto e a cada dia. Além disso, ainda estamos sempre cheios de opções de eventos, espetáculos, exposições e iniciativas de qualidade. Tudo isto com o contexto delicioso do verão, entre mergulhos na praia, pele bronzeada e pés com areia. Quem não gosta desta fase única?

Sabemos que há intermináveis ideias do que fazer em Lisboa, mais de metade delas gratuitamente (a ideia de ter de pagar para sair é tão out ou dos muito preguiçosos e desatentos). Há tanto para explorar e descobrir! Mas hoje decidi partilhar convosco mais alguns motivos extra para sair, daqueles que são para aproveitar ou já passaram, porque só acontecem no verão:

 

Noite Branca

Realiza-se já hoje e é uma iniciativa (espetacular) que pretende unir a população, comércio local e turistas, numa noite de animação e compras até muito mais tarde que o normal, tudo isto enquanto nos vestimos todos de branco.

Hoje, nas principais zonas da cidade as lojas vão permanecer abertas até à meia-noite e essa não é a única vantagem deste evento: além do horário alargado, ainda vão ter promoções e iniciativas gratuitas. As lojas aderentes vão estar devidamente identificadas com o logotipo do evento, que abrange as zonas da Baixa e Chiado, Rua Castilho, Avenida da Liberdade, Avenida da República & Saldanha, Campo de Ourique, Benfica, Alvalade, Praça de Londres, Avenida Guerra Junqueiro, Avenida de Roma, Príncipe Real e Praça Luís de Camões. É difícil ficar de fora, certo?

Por estas ruas vai haver diversão, incluindo DJ’s, música eletrónica, marchas populares, fado ao vivo, artes e pinturas, circo, danças, concertos e outra surpresas. Além da animação, o evento ainda conta com iluminação temática nas ruas e com autocarros com música e diversão que andarão a fazer percursos gratuitos entre as várias zonas do evento.

Esta é daquelas iniciativas a aplaudir, porque revitalizam o comércio local, dão vida à cidade – em especial numa altura tão adormecida e tão coberta de turistas – trazem as pessoas à rua em peso, fomentam e unem vertentes tão importantes (e inspiradoras) como a moda, a música, as artes e a história de Lisboa… E ainda adoro que seja temática. Não esquecer o dress code! :)

Iniciativa da UACS, com o apoio da CML. Toda a programação online aqui.

 

Cinema ao Ar Livre

Tal como as sessões de Outjazz, esta é das iniciativas mais deliciosas da cidade em meses de verão. E há tantas sessões de cinema ao ar livre em Lisboa durante o verão que o difícil é escolher. Ou então vamos a todas: afinal de contas, é gratuito :)

–> Começo por falar da iniciativa que já está no fim, termina já hoje (começou no dia 7) e trata-se das noites de Benfica ao Luar. A última sessão faz-se esta noite às 21.30h, com o filme “Fátima”, nos Jardins de Benfica.

–> Cinema no Jardim das Amoreiras, em todos os sábados de julho às 21.30h. Em agosto estas noites de Cinema de Verão passam para o Jardim do Torel. Começou com “LaLaLand” e amanhã a noite é de ver outro musical: “Chorus Line”.

–> Cinema ao Ar Livre de Barcarena: dois meses de sessões ao luar, com filmes todos os sábados às 22h, algumas sessões especiais para crianças e outras em exclusivo para adultos (filmes de terror). Mais um programa a ter em conta, a consultar aqui.

–> O CineConchas é talvez o cinema ao ar livre mais conhecido de Lisboa. Tem sessões semanais muito especiais na Quinta das Conchas (Lumiar) mas por este ano já encerrou o programa. Partilho na mesma o evento para que no próximo ano não percam!

–> O Programa CCB de Verão é imperdível. Inclui música e cinema ao ar livre, com uma programação abrangente – dura até 8 de setembro! – e muito apelativa. Em relação ao “cinema ao ar livre”, teremos filmes de concertos (hoje é o dia da Tour de David Bowie) e de experiências arquitetónicas. Tal como as iniciativas anteriores, é totalmente gratuito, realiza-se no Jardim das Oliveiras e merece um olhar atento sobre todo o programa.

 

O Mundo Fantástico de Paula Rego, no Colombo

“A Arte Chegou ao Meu Colombo” é das iniciativas mais queridas e brilhantes que conheci este ano. Não é mais do que uma partilha de arte, exposições de artistas em pleno Centro Colombo, mas acho de louvar tudo o que está à volta desta ideia. Em primeiro lugar, por contar sempre com grandes nomes ou grandes trabalhos – falo mesmo de nomes internacionais e exposições artísticas de relevo. Depois, porque é gratuito!

Se, ao imaginar um centro comercial, a última coisa em que pensamos é vê-lo transformado em galeria de arte, a verdade é que a coisa funciona. De repente entramos noutro mundo, apreciamos verdadeira arte numa pausa entre o alvoroço da superfície comercial e contemplamos algo de valor, mesmo sem termos de deslocar-nos ou sequer pagar um bilhete. Melhor parece-me difícil :)

Este verão é a vez de Paula Rego, com uma exposição imperdível que dura até 27 de setembro. Já perdi uma exibição de fotografia internacional fantástica, não vou voltar a deixar passar mais uma exposição de grande qualidade do Colombo – 70mil pessoas já visitaram “O Mundo Fantástico de Paula Rego”! E vocês, já conheciam esta oportunidade incrível?

 

Concertos Jazz na Gulbenkian

“Jazz em Agosto” é um festival de música de alta qualidade que começa já no próximo dia 28 e dura até 6 de agosto. Estes concertos já não são de entrada livre, mas aqui temos 14 diferentes projetos de jazz internacional contemporâneo, que temos a oportunidade de ver com bilhetes a partir dos 12€ – e existem também passes de fim de semana que devem valer a pena.

A agenda de verão da Gulbenkian é muito rica, tal como no restante ano, e eu fixei-me neste festival de jazz (porque adoro), mas há muitas outras iniciativas – musicais e artísticas, muitas delas gratuitas – de que podemos desfrutar até ao fim do verão.

É pegar nas agendas, encaixar todos os eventos nos nossos dias de verão e desfrutar ao máximo da cidade, para quem está por cá nestes dias :)

Bom fim de semana!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 Comment

  • Sofy says:

    Obrigada pelas dicas!! :)