Old Goals, New Lifestyle

 

Nos três últimos dias comemorou-se o dia mundial da atividade física, o dia mundial da saúde e o dia mundial da luta contra o cancro. Estive ausente do blogue durante as duas últimas semanas porque o trabalho anda a apertar ainda mais (o último post explica muito, se não o leram não percam!) mas também por esse motivo deixei arrastar a decisão final de cuidar melhor da minha saúde. Tenho sempre uma alimentação saudável, mas o sendentarismo de há tantos anos não deixa de pesar todos os dias na consciência. A cada novo ano e a cada novo ciclo a promessa é a mesma: iniciar a atividade física, seja de que forma for! Mas mês após mês a decisão é reforçada mas a atitude adia-se… E o tempo passa muito mais rápido do que parece.

Pois que estes três dias internacionais da saúde foram uma feliz coincidência com o iniciar de um novo ciclo saudável para mim. Começo devagarinho, como é possível neste momento, mas com a ambição de evoluir e evoluir até poder fazer exercícios mais elaborados e uma atividade mais intensa. Se o percurso de evolução que tenho a percorrer é tão longo e assustador, então só tenho de começar o mais cedo possível!

 

 

Mas nem só em saúde se baseia esta atitude…
O calor e a praia estão mesmo aí à porta e é preciso declarar luta aos quilos a mais. Porque este inverno deixou trabalho para a estação que decorre, em vez do contrário (“os corpos de verão fazem-se no inverno”)… Desta vez correu mal e sobrou tudo para agora! Que seja então, o importante é não perder mais tempo e correr atrás do peso ideal. Ter metas definidas, um plano de ação para cumprir e a mentalidade certa para ajustar esta mudança à rotina habitual – a rotina que era muito pouco saudável.

 

 

 

Se é fácil? Claro que não, especialmente com a temporada dos gelados na esplanada e cocktails de fim de tarde a chegar. Com a chegada dos dias maiores e mais quentes também se proporcionam os convívios e muitas mais ocasiões para comer mal. Para não falar nas férias, que são tempos de excessos, mas é preciso ser firme. Com o mindset correto e muita força de vontade, tudo se faz! Com um bocado de sorte até antes das férias grandes… Para depois poder “pecar” um pouco sem pesar na consciência.

É por isso que sigo com um novo plano de exercício (homemade) e um update na dieta (também esse plano homemade). A dieta vai intensificar, o exercício vai começar e, claro, outros pequenos truques pelo meio fazem toda a diferença. A inspiração também é fundamental… Assim como nos rodearmos das pessoas certas – o nosso corpo é muitas vezes o reflexo das nossas companhias e influências.

 

 

 

Sabemos que para estes programas de perda de peso resultarem é preciso muito mais que exercício e alimentação leve em casa: todo o nosso lifestyle deve tornar-se saudável. Boas noites de sono, muita água diariamente, infusões, chá verde várias vezes ao dia e, claro, boa disposição para que nada disto seja um esforço (ou, no mínimo, para custar bem menos). Uma lista das razões que nos levaram a entrar em regime é sempre um bom recurso quando estamos tentados a fracassar. Foi porque é obrigatório baixar o nível do colesterol? Foi para arrasar com aquele pneu que não desaparece por nada? Ou para conseguir um corpo de praia mais parecido com o da Candice Swanepoel? Para voltar a caber nas minhas roupas ou só para me sentir melhor? Seja pelo que for, houve um motivo para começar e é bom recorrer sempre a ele.

E mais fontes de inspiração? Lembrem-se das vossas amigas mais saudáveis, que investem mais tempo no exercício físico diário e estão sempre cheias de energia e boa disposição (e auto-estima). Se as amigas não chegam, ter fotos de modelos espalhadas em sítios estratégicos da casa é sempre uma boa fonte de motivação! Todos os truques contam e se ao acordar damos de caras com um corpo que admiramos, lembramo-nos logo que é mais um dia rumo ao objetivo. Há quem coloque fotos de supermodelos a cobrir todo o frigorífico, assim pensa duas vezes quando for escolher o que comer. Eu pessoalmente já tive a Blake Lively na mesa de cabeceira, uma verdadeira inspiração ao acordar! Desta vez vai passar a estar no aparelho de step e vai servir de motivação para uns minutos de exercício extra.

 

 

 

O importante é que cada um defina as suas próprias metas, aspirações e motivações e defina um plano pessoal que resulte, a partir do que cada um conhece de si próprio. Espero que ainda não estejam só a começar, como eu! Mas caso estejam, saibam que não estão sozinhos e que nunca é tarde, só vamos ter de esforçar-nos mais e depois manter uma rotina saudável ao longo do tempo.

Hei-de contar mais sobre mudanças saudáveis aqui no blogue e podem acompanhar mais do novo lifestyle pelo instagram, vou tentar partilhar muitas das minhas receitas saudáveis. Vamos assinar connosco próprios um compromisso de cuidados de corpo e alma nos próximos tempos, o nosso corpo merece! E os resultados hão-de falar por si :) bons treinos!

 

 

English version

The Easter days are gone and so are the excuses to keep delaying the decision to live a healthier life. I eat healthy but I really needed to start working out or at least to have a daily break from my work desk! That’s why I decided I would start a healthier lifestyle exercising outside at the park, so I could work my body and lose some weight and also clear my mind by beign sorrounded by nature. I defined a good plan to follow and wrote some inspirational details when I need to focus and want to give up. It’s always hard to start but when you have a good reason and keep your mind strong, than nothing can stop you!

Since the beginning of the week that I’m on my diet and exercising a little to begin. I’m also trying to keep a stronger healthy lifestyle with better (and longer) sleep, lots of water during the day, green tea twice a day and to wake-up in a really good mood, so I can be happy with my goals and keep working them out. Well, it’s not easy when we start but I’m sure it will get better! I’m doing it for my health and also for my beach body. What are your reasons?

Don’t give up on your goals, you’re not alone on this. Let’s make it work and feel happy about ourselves in the end. And I hope there’s not an end! But a healthy lifestyle to keep forever ;) follow my new routine and healthy recipes on my instagram, I’ll be back with more about this subject. I wish you the best results! Let’s come back here better than we are today!

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No Comments