Lisbon Going Modern

É desta que me mudo novamente para o centro da cidade!
Lisboa já está na moda, está cada vez mais moderna, mantendo as tradições, e isso está a atrair cada vez mais um interesse explosivo – quer a nível nacional, quer internacional. Mas o processo de modernização é contínuo e agora a cidade está finalmente a ser pavimentada, substituindo a calçada portuguesa. Apesar da calçada fazer parte da nossa tradição, de ser uma das nossas imagens mais típicas e distinguir tanto a nossa cidade, também é fonte de inúmeros problemas que vão muito para além da questão de conseguirmos caminhar nuns simples saltos altos.

 

 

 

 

 

 

A calçada portuguesa já está, então, a ser substituída, qual Nova Iorque, mas mantendo o mais possível a tradição e estética portuguesas (em algumas zonas deixa-se um pouco de calçada a emoldurar os passeios). Os motivos para esta mudança são mais do que muitos: o conforto, a segurança e a higiene são os principais. Lisboa está cada vez mais jovem e vibrante, mas a população é envelhecida e devido à calçada escorregadia a preguiça e o medo predominam, o que é grave porque promove o sedentarismo a partir de certa idade – e todos os males que daí advêm. Para os corajosos que vencem a preguiça, os acidentes são frequentes, devido às pedras fora do sítio, ao piso escorregadio, aos atropelamentos por quem anda pela estrada para fugir à cansativa calçada. Quantas quedas já eu própria dei na nossa calçada, de ténis nos pés, a cair dura de rabo no chão, a escorregar de sacos na mão, esfolando mãos e cotovelos. Podem imaginar o medo na velhice?

 

 

 

 

 

Depois, a questão do conforto: andar mais facilmente com crianças, com carrinhos de bebé, cadeiras de rodas, malas de rodinhas, com o calçado que se quiser… Esta é uma medida que tem agradado muito a todos os alfacinhas, que estão a ganhar muito em pormenores de qualidade de vida, e mais criticada por quem mora fora e quer manter a nossa cidade com a estética única que atrai tantos turistas. Para estas pessoas, fiquem descansados porque as zonas mais histórias não serão alteradas, até porque não prejudicam tanto o dia-a-dia dos moradores. A baixa lisboeta manterá a calçada tradicional e tudo está a ser feito com cuidado e as melhores intenções, promovendo não só a autonomia de toda a população, mas mantendo a cidade com a sua identidade. Lisboa está inundada de turistas! E é assim que deverá continuar.

 

 

 

 

 

Eu compreendo perfeitamente as medidas, durante anos vivi numa zona típica, entre colinas, e a calçada era do que mais me incomodava no dia-a-dia. Compreendo a sua beleza, mas andava 50% das vezes a pé pelo meio da estrada porque a calçada me esgotava totalmente, numa zona sem bons acessos, e eu sou uma jovem. Acho as medidas muito bem pensadas e estou a adorar o novo look da cidade. Será que em breve poderemos andar como as nova iorquinas e parisienses? Esperemos que as obras acabem rápido para vermos o resultado final. Além das novidades no pavimento, também a Avenida da República vai ficar cheia de árvores, tal como no Saldanha e outras zonas da cidade que estão a ser renovadas, tudo para muito melhor. Estou cada vez mais entusiasmada e por isso tive de partilhar as novidades. Já sabiam? Quais as vossas opiniões? Que Lisboa continue cada vez mais linda, mais cheia, modernizada e enérgica. Que verão maravilhoso que está quase a chegar! Cada vez mais temos uma maravilhosa Trendy Lisbon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No Comments