Greenery – A Força dos Recomeços para 2017

Este é o ano do verde – e não, não significa que o Sporting vai ser campeão nacional.
2017 já tem uma cor definida e não é um verde qualquer: a Pantone revelou que o tom para este ano é o “Greenery” e as evidências já estão por toda a parte.

Nos últimos anos tem-se tornado habitual ouvir o que a Pantone tem para nos anunciar em termos de tendência muito forte de cores para o ano seguinte. Na verdade, não é “cores”, mas sim uma cor principal (e bastante específica) que tem sido divulgada antes do início de cada ano e acaba sempre por estar perfeitamente acertada. Isto deve-se ao facto da Pantone ser uma empresa que desenvolve tecnologicamente sistemas de cores e os fornece a indústrias de peso como a do design e da moda. Assim, anualmente, fica fácil de antever qual vai ser a cor predominante nas temporadas seguintes, devido à análise dos requisitos das grandes marcas e criadores. A verdade é que não têm falhado!

Para este ano temos o greenery (e suas variantes), que desta vez é uma cor surpreendente e muito diferente. Este amarelo esverdeado é uma novidade muito fresca e diferente, que surge em força como resposta à vida moderna atual – acelerada, incerta, tensa, e tantas vezes caótica ou isolada. Também em termos políticos nós vivemos tempos tumultuosos e de incerteza, o que foi outro forte contributo para esta escolha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Greenery é a cor da esperança e dos recomeços, que nos traz uma energia renovada e novas vontades, como a de rejuvenescer e a de revitalizar – e aqui implica um maior contacto com a natureza e também com os nossos propósitos e ambições pessoais – ou a vontade de reunir, lembrando que a nossa natureza enquanto humanos é a conexão e comunhão com os outros.

A cor do ano é revigorante, leva-nos até aos primeiros dias de primavera, quando tudo renasce e floresce; a própria cor remete para as folhagens tenras e vida outdoors. Aliás, parece que todos os “re” se aplicam a este tom que nos lembra vida e energia, simbolizando assim também o renovar, renascer, refrescar; entrar num novo ciclo, re-começar. Este ano novo quer-se a olhar para a frente, com sentimento de esperança e de fresh start, ao mesmo tempo que com a segurança e confiança que a conexão com a natureza e o ar livre nos transmitem.

Além de tudo isto, esta nuance mais viva do verde promove o aumento da auto-estima, a redução de ansiedade e torna-nos mais atentos e conscientes do momento presente e do que nos rodeia. Não só nos transmite essa atitude de “olhar em frente” e de “começar de novo”, mas também apela a uma força positiva e união, partilha com outras pessoas e ainda uma determinação extra no perseguir dos nossos objetivos! Segundo a própria Pantone, “o greenery simboliza a reconexão que procuramos com a natureza, com os outros e com o nosso propósito maior”. Tudo de positivo, certo? :)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim, e tendo em conta que este tom nos traz a energia para as circunstâncias que vivemos e ajuda-nos na exigência dos nossos dias, o greenery vai estar por todo o lado neste 2017. Para ganharmos confiança e sairmos em busca das nossas paixões, esta cor vai usar-se em tudo um pouco, mas em especial na decoração de interiores – encher as nossas casas, escritórios e quaisquer outros espaços deste tom tem diversos benefícios psicológicos, por isso vale a pena apostar em paredes nestas tonalidades ou em objetos/apontamentos que nos façam sentir que trouxemos a natureza para dentro de casa.

Além da decoração, é também na moda e nas artes em geral que a cor se vai fazer notar. Também para casamentos este verde já tem sido o centro e o tema de base! Ou não levasse consigo todas as conotações e energias positivas :)

Esta frescura do greenery que nos pede reflexão e conexão vai estar muito presente num ano em que tanto precisamos dela. Apliquem-na como preferirem, seja nas rotinas de beleza, no que vestem, nas vossas casas, festas, detalhes, objetos pessoais, à mesa… Esta é uma aposta ganha e os benefícios são conhecidos. Vamos viver a mensagem e força viva do greenery neste ano novo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

4 Comments

  • Paulo Rodrigues says:

    Eu diria mais que é o ano do vermelho! :D:D

    • Belicious says:

      Hahaha, antes fosse! É a minha cor favorita e para mim todos os anos são o do vermelho :) mas este verde é mesmo a tendência forte… Embora cada um seja livre de ter (e usar muito) a sua preferência, acima de qualquer moda :)

  • S* says:

    Não é cor que use em roupa, mas adoro em decoração!!

    • Belicious says:

      Também não é a minha cor preferida, mas adorei a mensagem forte que passa e essa energia boa parece-me perfeita para usar em início de ano! Nem q seja em pequenos apontamentos, esta é uma boa oportunidade para abusar dos poderes do Greenery :)