Bem-Vindo, Abril

 

Não, não é mentira, já passou o primeiro trimestre do nosso 2016. E é assim, de mansinho, que o ano vai passando, que vai galgando terreno, e nós a assistir… Ou então a vivê-lo! Tem mesmo de ser esta a opção, porque a vida é demasiado efémera e é desta forma que ela passa, semana após semana, mês após mês, e nós só temos de estar bem despertos – ou estaremos bem arrependidos ;)

É exatamente sobre viver que se trata o post de hoje. Porque abril já é o mais próximo de dias bons, saídas e bom tempo que temos desde os últimos longos meses – embora o mês comece chuvoso e frio, mas esperamos que em breve a primavera comece a dar o ar de sua graça e a salvar-nos desta ânsia pelos dias longos e quentes. No entanto, com ou sem ela, há muita coisa a acontecer com a chegada deste mês renovante, em Lisboa e não só. Atentem e desfrutem! Sair muito de casa é o mote, já chegaram todos estes meses a incentivar à preguiça. Sei que muitos ainda estão fora a gozar férias da Páscoa, sei que ninguém parou de sair só porque era inverno, sei que há todos os dias tanta coisa gira e motivos para sair não faltam (às vezes até me pergunto se a TimeOut quase não podia ser diária!) mas porque os motivos nunca são demais, hoje aqui ficam alguns imperdíveis de abril:

 

 

STREET FEST MARTIM MONIZ

 

 

Realiza-se já este fim de semana, dias 2 e 3 de abril, mais uma edição deste delicioso festival focado na comida de rua – que é como quem diz, muitos stands de petiscos e fast food. Infelizmente, os próximos dois dias não vão ser os melhores para eventos ao ar livre, não só pela chuva natural de abril, mas sobretudo por serem dos dias mais frios deste ano! Ainda assim, vale a pena passar na Praça do Martim Moniz e desfrutar da concentração de carrinhas de comida com opções para todos os gostos.

Sejam doces ou salgados, refeições ou snacks, bebidas ou sobremesas, estarão lá 30 stands disponíveis com opções desde os bagels, pregos, comida mexicana, carnes e cachorros, passando pelos os crepes, gelados, brigadeiros, bolas de berlim… E terminando em acompanhamentos como gins ou sumos naturais. Há chocolate, há bolos, há tudo o que se possa procurar durante um passeio pela Baixa de Lisboa. Já vos abri o apetite? Vejam tudo aqui.

 

 

 

MERCADITO DA CARLOTA – PRIMAVERA/VERÃO 2016

 

 

 

 

 

 

A visita a este mercado especial é muito mais segura (é indoors, imune à chuva!) e é praticamente obrigatória para quem quer passar o próximo domingo num ambiente muito familiar, festivo e rodeado de marcas super queridas, atuais e com qualidade de assinatura nacional. O Mercadito da Carlota já é uma referência no que diz respeito a roupinhas de bebé e criança – e não só roupa, mas todo o mundo infantil – soluções para mamãs ou pré-mamãs, e, acima de tudo, este mercado também já representa um espaço de eleição para a mulher moderna (atenção porque há oferta para homens também).

 

 

 


As marcas são cuidadosamente selecionadas pela Fernanda, do Blog da Carlota, e além da oferta muito completa e apelativa, ainda há iniciativas para crianças, como danças e coreografias, teatrinho de fantoches e um espetáculo de magias. Ainda há presenças especiais como as carrinhas d’O Bolo da Marta e do Santini, e até a participação da SEAT e da Nestlé com o seu boneco azul, entre outras surpresas que vão além das roupas, biquinis, decoração e muitos acessórios. Um evento de perder a cabeça, cheio de maravilhosas marcas portuguesas, e que ao mesmo tempo é um lindo programa em família, para se fazer em Belém já no próximo dia 3, a partir das 10h. Consultem as novidades aqui.

 

 

 

PEIXE EM LISBOA

 

 

 

 

Este evento dispensa quaisquer apresentações e este ano decorre entre os dias 7 e 17 de abril. O peixe é mesmo o protagonista deste festival de iguarias, entre demonstrações, apresentações e degustações, e aqui temos o contacto único e privilegiado com os melhores chefs nacionais e também com grandes nomes internacionais, premiados com Estrelas Michelin, partilhando connosco aulas de cozinha, tertúlias, harmonizações, criações gastronómicas e conhecimentos preciosos – não é este um evento absolutamente imperdível? Quem já foi noutras edições sabe que sim.

 

 

 

 

A grande novidade deste ano é o prolongamento das noites às sextas e sábados, a pedido do público: o evento dura até às 2h. E este novo programa promete muito! Não só porque há petiscos e degustações especiais para estas horas – a Prova ADN Pasteleiro, com promissores chefs nacionais -, mas também pela música, com a atuação de DJ e fado ao vivo. Além do peixe, da maior qualidade e em combinações supreendentes, há ainda mais diversidade, como um mercado gourmet que abrange vinhos, chocolates, conservas, utensílios, azeites e muito mais: “Do peixe à doçaria, do azeite aos vinhos, das compotas aos queijos. Cerca de 500 produtos que pode provar e comprar, com a garantia que irá deliciar-se”. Podia dizer muito mais sobre este maravilhoso evento mas vale mesmo a pena entrar no site e descobrir sobre o que se vai passar durante esses onze dias de mais uma edição de Peixe em Lisboa. Deliciem-se com o programa e… Não faltem mesmo!

 

 

 

XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CHOCOLATE – ÓBIDOS

 

 

 

 


Se falávamos em eventos que dispensam apresentações, este só podia vir nessa sequência. Este é um festival de dimensão internacional e que já abriu portas ontem. Tal como os eventos que já divulguei antes, este festival atrai visitantes de todo o país, propositadamente, mas numa dimensão muito maior – afinal de contas, é de chocolate que falamos!

 

 

 

 


Mal sei o que destacar sobre este evento, com tanto que oferecem para ver, experimentar, provar, viver, aprender e fazer. Mas talvez não seja preciso eu falar muito, porque poucos devem ser os que nunca se deliciaram pelas ruas da vila de Óbidos nestes dias gulosos. Assim, sem grandes apresentações, consultem o programa aqui e já sabem que têm sugestões desde o alojamento em Óbidos (vale a pena!!), espetáculos e atuações, demonstrações, academias de chocolate, cocktails, showcooking, lançamentos de livros, passagens de modelos e muitooos restaurantes, pastelarias, esplanadas e street food lá representados. Há ainda exposições, esculturas de chocolate e nem é necessário lembrar que este evento é perfeito para levar crianças, com muita animação e entretenimento disponíveis! Não percam por nada, até dia 25 de abril.

 

 

 

PALÁCIO CHIADO

 

 


Esta é uma enorme novidade na cidade – e mesmo no coração da cidade. A abertura do Palácio Chiado não passou ao lado de absolutamente de ninguém em Lisboa, foi muito aguardada e, aberto desde hoje – a data de abertura era uma incógnita -, é já um dos spots mais quentes da cidade! Situado na Rua do Alecrim e resultado de uma recuperação da Residência Barão Quintela, este novo local gerou enormes expectativas ao longo dos últimos meses em obras.

 

 


A entrada faz-se com um cartão de consumo para utilizar nos variados espaços (gastronómicos) interiores. Depois de entrar, deparamo-nos com o bar do Palácio, com bebidas para todos os gostos, e na zona de restaurante encontram-se quatro ofertas de cozinha diferentes, com pratos saudáveis, cozinha tradicional reinventada ou petiscos tradicionais portugueses, espaços de hambúrgueres, carnes maturadas… E a oferta termina no andar superior do Palácio, onde está o novíssimo restaurante Sushic (falamos dele a seguir); a sala da Espumanteria do Mar, com bebidas ímpares e petiscos refinados; a sala da Charcutaria Lisboa, que entre outras coisas nos oferece tábuas de queijos e enchidos, assim como vinhos de regiões como Alentejo, Douro e ainda compotas regionais.

 


Juntando tudo isto às salas de sushi do Sushic, como é possível parar e escolher? A solução é ir, ir muitas vezes, ficar muito tempo… Apreciar cada sala, a decoração requintada (e recuperada) a envolvência dos espaços. Desafio-vos a ver tudo aqui e aqui e a conseguirem não sair imediatamente de casa para um lindo passeio de fim de semana pela Baixa Lisboeta.

 

 

 

SKY BAR – HOTEL TIVOLI LISBOA

 

 


Com este espaço não me vou alongar porque o topo do Hotel Tivoli Lisboa já não precisa de ser apresentado – tem dado mil provas (ou seja, fins de tarde inesquecíveis) ao longo dos anos e as experiências falam por si. Ele é mais do que conhecido pelo terraço (ma-ra-vi-lho-so) com uma vista incomparável sobre a cidade de Lisboa (ok, este lounge rivaliza um pouco com o terraço do Hotel do Chiado, mas é bom haver muita oferta, certo?) e a grande novidade é que… Amanhã reabre a época de fins de tarde, de sunsets e muita música, no Sky Bar!

 

 

 

Se no último ano os fins de tarde neste spot fizeram mais furor do que nunca, entre muitos gins, DJ’s e fantásticas festas sunset, este ano a reabertura da “época quente” era mais do que esperada e esse dia finalmente chegou! Abril até pode tentar fazer das suas, mas a vista privilegiada do Sky Bar sobre Lisboa é uma atração, com ou sem terraço disponível (mas o terraço, aquele terraço…). A oferta de gins e cocktails, a par das opões de tapas, saladas e hambúrgueres para os casos de refeições de fim de tarde, promete fazer ainda mais parte dos fins de dia quentes deste ano, seja em modo after-work, seja em descontração total de fim de semana. Com amigos ou para namorar muito, já sabem que este bar é para visitar muito e voltar sempre!

 

 

 

SUSHIC CHIADO – PALÁCIO CHIADO

 


Sobre esta grande abertura já haveria muito para conversar, se não fosse um acontecimento já tão falado e esperado, por isso limito-me a dizer que, com o início de abril, finalmente este dia também chegou! O Sushic já era um restaurante japonês de fusão muito conhecido pela qualidade e ambiente. A popularidade que tem vindo a ganhar fez com que surgissem cada vez mais pedidos para se passar para este lado do Tejo e assim foi no verão passado, quando também abriu no Mercado de Algés, mas só quando chegou a notícia de que iam alargar-se novamente para Lisboa, e isso iria acontecer em dose dupla, começou imediatamente a contagem decrescente! Muito se tem escrito sobre estas duas grandes aberturas, no Hotel Altis Belém (a 15 de abril) e no Palácio do Chiado, e a expectativa à volta dos novos restaurantes está altíssima!

 

 


Aparentemente, o Sushic está à altura de quaisquer expectativas, assim como do seu título de “segundo melhor restaurante de sushi fora do Japão”, dado que os novos reviews do Sushic Chiado têm sido exemplares. A qualidade cinco estrelas desta marca já garante mais experiências de sushi de qualidade na cidade e, claro, obriga-nos a conhecer espaços fantásticos e “obrigatórios” como o Palácio do Chiado e as deliciosas esplanadas de Belém. O Sushic Chiado já está aberto há dois dias e traz novidades ao nível da ementa, mas está receber clientes apenas através de reserva. Mais uma experiência obrigatória para o mais rápido possível, certo? Comecem a acompanhar tudo aqui e escolham um dia para a primeira degustação.

 

 

 

CAFÉ GARRET – TEATRO D. MARIA II

 

 

Este é mais um espaço trendy para conhecer na cidade. Abre no próximo dia 6 no Teatro Dona Maria II e promete levar até lá muitas pessoas por motivos que vão muito para além da arte. Em primeiro lugar, um restaurante em ambiente artístico é logo muito mais apelativo aos sentidos. Logo depois chegam os argumentos de peso: a comida de assinatura, com mistura de influências mediterrânicas, alentejanas e de alta cozinha, tudo regado com bons vinhos nacionais. Neste espaço também há lugar para bons petiscos e uma esplanada com localização de luxo na nossa bela e amada Lisboa. Coloquem o dia 6 na agenda e, claro, façam reserva para conseguirem um lugar durante os primeiros dias. Acompanhem a grande abertura aqui.

 

 

 

SOUTHPAW


Decidi acrescentar uma sugestão diferente, mas também cultural porque o cinema faz parte da nossa vida e os bons dias de lazer incluem todos estes pequenos prazeres! Neste caso estou a falar de uma estreia, já no próximo dia 7, deste filme que vi há já vários meses e que vale a pena. Estou aqui a recomendá-lo não só porque ir ao cinema é bom, mas porque às vezes não é assim tão fácil encontrar filmes de qualidade e com histórias diferentes ou surpreendentes. Este tem um pouco de tudo isso, vale a pena pela intensidade e pelo drama – ou, em último caso, para apreciar a boa saúde do Jake Gyllenhaal. Sejam amantes de cinema que garantem a presença nas grandes salas vários dias por semana ou sejam dos que só se movem por uma boa estreia, este filme é um bom programa garantido para uma tarde ou noite de abril. Podem vir reclamar se não gostarem!

 

 

Gostaram das sugestões?
Não concordam que esta primavera promete??

E nada disto é mentira! Para aproveitar tudo já este mês…
E, claro, já a partir de hoje :)

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 Comment

  • Opa, como vai?

    Gostei muito do seu post no seu conteúdo.

    Cumprimentos!

    Blogueira Shame do Portal Shame Intelimax